Alimentos Termogênicos


Alimentos Termogênicos
Os alimentos termogênicos são alimentos que consumimos que servem para aumentar o metabolismo e a temperatura interna do corpo, ou seja, quando o alimento passa pelo processo de digestão, ele gera um gasto maior de energia, devido as suas propriedades, e por isso ele acelera o metabolismo e de certa forma queima calorias de forma mais rápida e ajuda a emagrecer. Segundo o dicionário Aurélio, termogênio, significa produção de calor.

Esses alimentos são responsáveis por 10% do gasto total de energia, no entanto, estes alimentos, por si só, não devem ser encarados como milagrosos. Por isso, é fundamental incluir na sua rotina uma alimentação saudável e balanceada, além praticar exercícios regularmente, até porque, sozinhos eles não têm nenhum efeito no organismo.

É necessário que você inclua com regularidade no seu dia-a-dia alimentos termogênicos. Como por exemplo, quando você for tomar uma xícara de leite, inclua a canela, pois ela aumenta a temperatura do corpo, fazendo com que o metabolismo aumente para manter a temperatura ideal. Além disso, a canela deixa a digestão mais lenta, retardando a fome e diminuindo a vontade de comer doces. Porém, a canela não deve ser consumida por GESTANTES. Confira abaixo alguns alimentos termogênicos que poderão auxiliar você a emagrecer.

Mas atenção: Apesar de esses alimentos serem naturais, hipertensos, cardiopatas, gestantes e lactantes precisam ter atenção ao consumi-los, já que o excesso pode levar ao aparecimento de sintomas como dor de cabeça, tontura e insônia.

– Pimenta Caiena (pimenta vermelha) e pimentões: Aumentam a circulação, melhoram a digestão e aumentam a temperatura do corpo. De 3 a 4 gramas ao dia como tempero de pratos quentes e saladas é capaz de aumentar o metabolismo em 20%.

Gengibre: Aumenta o metabolismo em 20%. Pode ser consumido cru, no tempero de aves e peixes, refogado, em forma de chá ou batido no liquidificador com frutas. Deve ser consumido três vezes ao dia.

– Vinagre de Maçã: 1 colher de chá duas vezes ao dia.

– Ômega 3: Aumenta o metabolismo, ou seja, queima calorias. Elimina o excesso de líquidos e aumenta a energia do organismo. Além disso, funciona como anti-inflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares. Fontes: óleo de prímula, óleos de peixes (como salmão e sardinha).

– Chá Verde: 1 xícara de chá de 5 a 10 minutos antes das principais refeições. O chá verde e o branco possuem inúmeras propriedades terapêuticas já conhecidas na prevenção de doenças, além de acelerar o funcionamento do metabolismo. Os compostos presentes na planta reduzem a absorção de açúcar no sangue – o que ajuda a diminuir a compulsão por doces – e inibe a ação da amilase, enzima responsável pela digestão de carboidratos. Além disso, aceleram o trânsito intestinal.

Escrito por Fernanda Borba

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