Dieta do tipo sanguíneo


Dieta do tipo Sanguineo

A dieta do tipo sanguíneo foi Idealizada por Peter D’Adamo e publicada em 1996 no livro, Eat Right for your Type, ela baseia-se nos quatro principais grupos sanguíneo (A, B, AB e O) na hora de definir qual a alimentação mais balanceada. Os alimentos consumíveis variam de acordo com o grupo, podendo fazer, ou não, bem a pessoa. Todos os tipos de comida, segundo D’Adamo, podem ser divididos em três distintas categorias: o benéfico, neste caso o alimento atua como remédio, podendo tratar e prevenir possíveis doenças; o neutro, alimenta e nutre seu corpo; o nocivo, alimento capaz de atuar como veneno no organismo, podendo causar ou agravar doenças. A lista de alimentos compilada por Peter D’Adamo é bastante extensa, abaixo estão os principais alimentos que cada tipo sanguíneo deve consumir ou evitar. Esta relação deve ser usada como referência. Nunca inicie uma dieta sem antes consultar seu médico.

Veja as dicas dadas pela especialista do assunto, a nutricionista Pollyana Esteves:

  • Grupo sangüíneo O

    Cerca de 50% da população mundial tem este tipo sanguíneo, que é o mais antigo e resultado de uma mistura de diversas culturas. Normalmente este grupo precisa se alimentar de proteína animal todos os dias. O sistema imunológico deste grupo é bem ativo.

    Benéficos

    Carnes bovina e de avestruz, linguado, salmão, mussarela, ameixa, figo, brócolis, cebola.

    Nocivos

    Carnes de porco e presunto, caiar, salmão defumado, creme de leite, laranja, morango, amora, milho, champignon, cuscuz, semolina e pão branco.

  • Grupo sangüíneo A

    Cerca de 38% da população mundial tem esse tipo sanguíneo. Este grupo foi o primeiro a evoluir com o início das práticas agrícolas. Grupo este que sempre teve um alto consumo de vegetais. Pessoas que pertencem a este grupo sanguíneo costumam sair-se melhor como vegetarianos. O sistema imunológico deste grupo é tolerante.

    Benéficos

    Carnes de avestruz e frango, bacalhau e salmão fresco, soja, tofu, acelga, brócolis, arroz e aveia.

    Nocivos

    Carnes bovina e de carneiro, camarão, caviar, banana, coco, repolho, germe de trigo, pão integral.

  • Grupo sangüíneo B

    Apenas 10% da população tem este tipo de sangue. Sua dieta pode ser mais variada, incluindo carne. Este é o único tipo sanguíneo que se dá bem com laticínios. O sistema imunológico deste tipo B é forte.

    Benéficos

    Carnes de carneiros, cordeiro e veado, salmão, truta, iogurte, ovos, beterraba, cenoura e arroz integral.

    Nocivos

    Carnes de frango e porco, caranguejo, lagosta, marisco, sorvete de leite, tomate, milho verde, farinha de trigo e milho.

  • Grupo sangüíneo AB

    Este é o grupo sanguíneo mais raro, apenas 4% da população possui tipo AB. Este grupo necessita de alimentos misturados em proporções equilibradas. Seu sistema imunológico é demasiadamente tolerante.

    Benéficos

    Carnes de carneiro e coelho, atum, bacalhau, queijo cottage, ricota, ameixa, abacaxi, aipo, berinjela, farinha de centeio e trigo.

    Nocivos

    Carne bovina, camarão, queijo parmesão, banana, milho verde e cereais matinais.

Escrito por: Juliana Maffia

Deixe um Comentário