Acupuntura – O que é?


Acupuntura

A acupuntura é uma técnica milenar pertencente à medicina chinesa que trata o desequilíbrio energético e males físicos através de pequenas agulhas inseridas na superfície da pele. Estima-se que cerca de 300 doenças são tratáveis através desse método.

Ao contrário do que se pensa a introdução das agulhas não causa nenhuma dor ou incomodo, além disso, elas são individuais ou descartáveis garantindo total segurança a saúde e bem estar dos pacientes.

A medicina ocidental através de uma série de estudos descobriu que as agulhas agindo em pontos específicos do corpo podem liberar quantidades significativas da substância endorfina, que por sua vez causam bem estar e alivio.

A pratica legal pelos profissionais da saúde é diferente em cada pais. No Brasil essa especialidade é reconhecida pelo Conselho de Fisioterapia (CREFITO) e também pelo Conselho de Medicina (CRM).

A acupuntura pode ser preventiva e curativa, sua aplicação pode ate mesmo reduzir o uso de medicamentos quando associada a outros tipos de terapia. Em muitos casos também é usada para amenizar efeitos colaterais de remédios e outros tratamentos.

Entre as recomendações para utilização da acupuntura podemos citar: doenças psicossomáticas (como a ansiedade, depressão, angústia, síndrome do pânico, insônia, apetite compulsivo), faringite, rinite alérgica, bronquite crônica, asma brônquica, TPM, tendinite, cefaléias, enxaqueca, osteoporose, artrose, sinusite, renite, no tratamento da paralisia subsequente a acidente vascular cerebral e até mesmo na área de oncologia – nas dores associadas com câncer e mal-estar provocado pela quimioterapia.

Algumas pessoas buscam esses profissionais para aliviar os sintomas do estresse e da tensão causados pelo trabalho excessivo e cansaços provenientes do dia a dia.

Ao procurar um especialista em acupuntura certifique-se de que ele é registrado no conselho. Um bom profissional ao avaliar seu caso vai indicar a quantidade e o tipo de sessão de acupuntura adequada ao seu problema.

Cuidar da saúde é fundamental para melhorar a qualidade de vida.

Por Milena Evelyn

Deixe um Comentário