Afta na Boca – Tratamento


As estomatites aftosas ou Aftas são o problema frequente entre a população. Cerca de 10 a 30% da população e não distingue idade. Em geral, as aftas surgem na mucosa oral devido a uma perda de substancia que provoca uma ulceração que na maioria das vezes é dolorosa e bem demarcada, além disso, elas podem ser múltiplas. As aftas são possuem um padrão recorrente, podem se manifestar por bolhas ou vesículas.

Suas causas também são variadas, existem muitos processos que podem provocar uma úlcera na mucosa da boca, pequenos traumatismos, reações alérgicas, problemas de estomago, excesso de medicamentos, ingestão de alimentos ácidos, entre outros.

As aftas mesmo sendo doloridas e muito incomodas possuem tratamento. No mercado existe uma grande variedade de produtos que auxiliam no tratamento desse problema os mais comuns são os cauterizantes, anti-sépticos, antibióticos, anestésicos, agentes protetores, etc. Todos esses produtos visam principalmente aliviar a dor e a ardência comuns provocadas pelas aftas.

É importante frisar que toda medicação deve ser indicada por um médico especialista, alguns medicamentos são restritos para os casos mais graves ou para os casos de surto, nunca se automedique. Há alguns medicamentos que podem provocar efeitos colaterais, tenha cuidado.

O tratamento das aftas deve ser precedido preferencialmente de uma avaliação clinica laboratorial do paciente, já que a afta é considerada um caso clínico bastante individualizado.

Pessoas com problemas gástricos, hormonais, infecciosos, nutricionais e psicológicos estão mais propensas ao aparecimento das aftas. Em muitos casos recomenda-se a suspensão de determinados alimentos e substancias que poderiam contribuir para o agravamento do problema

É comum que as aftas mesmo depois de tratadas reapareçam depois de algum tempo, em alguns casos elas podem ser bem frequentes. O dermatologista oral é o profissional mais indicado para cuidar dos casos de aftas.

Escrito por Milena Evelyn

Deixe um Comentário