Alimentação Macrobiótica


Dieta Macrobiótica

Macrobiótica é uma palavra grega que quer dizer macro (grande) e bio (vida). Essa é uma filosofia diferente com base em um estilo de vida na teoria yin (negativo) e yang (positivo), que tem como objetivo o equilíbrio entre si, em todos os fatores da vida. O fundador da filosofia macrobiótica é George Ohsawa.

O yin e o yang são duas forças contrárias, sendo que o yin é o lado flexível, frio e yang é o lado forte, dinâmico e quente. A macrobiótica tem como objetivo equilibrar essas duas forças, para intensificar o indivíduo.

Saiba que a alimentação macrobiótica tem como base uma alimentação rica em legumes, cereais integrais, frutas e leguminosas, e tudo com o equilíbrio dos elementos yin e yang. Vale citar que ao seguir esse estilo macrobiótico, deve ser eliminada a ingestão de alimentos de origem animal. Mas, o alimento deve ser excluído lentamente da alimentação, até que o organismo não sinta mais a necessidade do nutriente.

Alimentos Yin: Comidas cruas, salada, sucos, água, sobremesas, açucar.

Alimentos Neutros: Cereais integrais (arroz,aveia,cevada,milho,centeio,trigo,trigo sarraceno,painço,etc.), sementes em geral(de gergelin ou sésamo, de girassol, abóbora, linhaça, etc), Legumes

Alimentos Yang: Carnes, Ovos, Peixes, vegetais cozidos, sal.

Confira a pirâmide da dieta Macrobiótica:

Pirâmide da Dieta Macrobiótica

Na adoção da alimentação macrobiótica devem ser excluídos os alimentos processados, enlatados ou congelados. De acordo com os seguidores desse tipo de estilo de vida, ingerir os alimentos yin e yang tem o poder de influenciar nas características pessoais do indivíduo. Ao saber usar o yan e yang no cotidiano, todos possuem a capacidade de optar em como ressaltar os pontos em sua personalidade, o que torna a pessoa mais tranquila, calma, divertida ou séria.

A alimentação macrobiótica tem como vantagem o consumo elevado de fibras, podendo ajudar para a prevenção de várias doenças e ainda auxilia no bom funcionamento do intestino. Esse tipo de dieta ainda promove a cura de doenças físicas. Mas, antes de adotar qualquer tipo de dieta, procure um médico, que irá lhe orientá-lo da melhor forma possível para seguir a sua dieta macrobiótica.

Escrito por Layal

Deixe um Comentário