Alimentos Funcionais – O que são?


Alimentos Funcionais

Os alimentos funcionais ou nutracêuticos, como são chamados cientificamente, são aqueles alimentos que ajudam para melhorar o metabolismo do corpo e ainda a prevenir problemas de saúde. Essa deveria ser a principal função dos alimentos funcionais, no entanto, os cientistas já reconhecem muitos das propriedades existentes nos alimentos funcionais, mas nem todos os estudos foram concluídos, por isso, ainda há muito o que se descobrir.

Os pesquisados dizem que ainda não foi possível trabalhar em cima de uma dieta diária composta, somente, alimentos funcionais. Isso porque, não foi descoberto todas as substancias necessárias para que todas as necessidades do organismo sejam atendidas.

No entanto, o que vem acontecendo muito rápido, de uns anos para cá, é o aprofundamento das pesquisas e consequentemente um maior conhecimentos da natureza química desses alimentos funcionais, sendo assim, cada vez mais suas funções para o organismo.

O grande problema é que diversas empresas e laboratórios passaram a produzir em larga escala alimentos funcionais industrializados de forma artificial. Um bom exemplo disso são os biscoitos vitaminados, os cereais que passaram a ser ricos em vitaminas e leites fermentados. No entanto, para que esses alimentos cheguem ao mercado, é necessário que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária tenha do fabricante do produto uma comprovação física de suas propriedades funcionais. E ainda têm mais, essas funções devem estar claramente especificadas na embalagem de cada produto.

Mesmo assim, não se empolgue com o bem que esses alimentos prometem fazer, isso porque, nem todas as suas funções foram comprovadas. Sendo assim, muitas funções que seus fabricantes dizem ser verdade, não passam de meta tática de marketing.
O mai comum é que esses alimentos funcionais aparecem na forma de leite ou yogurt, por isso, fique muito atento as embalagens do produto que está comprando.

Escrito por G Produções

Deixe um Comentário