Artrose – O que é?


Artrose

A artrose é uma das doenças mais freqüentes e é na cartilagem que é a primeira parte do corpo que é atingida. Para quem não sabe, a cartilagem é uma fina camada que está aderida á superfície dos ossos. Essa camada é um tecido rico em fibras de colágeno, células e rico em proteínas.

A artrose é conhecida popularmente por reumatismo e é uma das doenças mais comuns na espécie humana. Essa doença afeta principalmente os idosos e atrapalha a mobilidade dos mesmos.

Todas as articulações podem ser afetadas pela doença, não existe uma articulação mais efetadas, todas podem. No entanto, pesquisas já mostram que a coluna, os pés, as ancas e os joelhos são as articulações mais afetadas.
Um dos sintomas da incidência da artrose é a dor nas articulações, pode ser somente na articulação afetada ou ainda em locais adjacentes a inflamação. Tem como principal motivo de aparecimentos os movimentos repetitivos que são feitos em determinadas articulações. No entanto, é comum quando se ter essa doença, que as pessoas sintam dor mesmo em repouso, uma vez que, a articulação já foi afetada.

O diagnostico da doença se dá através de reclamações freqüentes de dores de seus pacientes, com um detalhe importante, a reclamação está sempre ligada a uma articulação especifica. Se a doença não puder ser diagnosticada no consultório, uma vez que, nem sempre ela apresenta sintomas tão visíveis assim, alguns médicos podem pedir uma radiografia da região afetada e um exame de TAC. O exame de TAC é um exame que revela a alteração dos ossos e nas articulações, que são característica dessa doença.

Não existe um tratamento para a artrose, o que existe são procedimentos que podem ajudar a diminuir a rigidez e as dores. No entanto, só é possível se a doença por descoberta no início.

Escrito por Gabriele Ferreira

Deixe um Comentário