Benefícios do Azeite


Benefícios do Azeite

O azeite de oliva é um importante produto que ainda não é valorizado por muitas pessoas. Ele é rico em proteínas, vitaminas, rico em antioxidantes, retarda o processo de envelhecimento, contribui para evitar doenças cardiovasculares, melhora o funcionamento do estômago, do pâncreas, dos intestinos, aumenta a produção de suco hepático, facilita a absorção intestinal de vitaminas lipossolúveis, pressão alta, ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom.

De acordo com nutricionistas o consumo do azeite pode ser feito diariamente na maioria das refeições, principalmente os do tipo extra virgem que possuem maior concentração das propriedades mais benéficas.

Existem dois tipos de azeite: o azeite virgem que é extraído sem envolver processos químicos e seu nível de acidez é de 0,3% em geral, o extra virgem passa por processo muito semelhante porem sua acidez é de 0,8% e ainda possui maiores taxas de antioxidante. Mas os dois são igualmente excelentes para a saúde.

O azeite do tipo extra virgem é o melhor, ele é extraído a partir de azeitonas bem maduras provenientes do primeiro peso a frio, já o azeite comum (em lata), são originados da segunda extração a quente, por isso apresenta grande diferença nutricional inferior.

Na hora do preparo dos alimentos o azeite deve ser utilizado preferencialmente a frio, caso seja aquecido a temperatura não deve passar dos 180º, acima disso, a modificação química altera suas propriedades nutricionais.

É importante antes de escolher o produto, verificar a data de validade e a cor da embalagem, pois o azeite após longo período exposição começa a oxidar e a perder seus nutrientes. Agora é só substituir o óleo comum pele azeite, além de notar grande diferença no realce do sabor sua saúde agradece.

Escrito por Milena Evelyn

Deixe um Comentário