Castanha do Pará Benefícios


Castanha do Pará

A castanha-do-pará também conhecida como castanha-do-brasil é originária da Floresta Amazônica, já é nossa velha conhecida, está sempre marcando presença e dando um toque especial a vários pratos culinários. A castanha-do-pará é uma fruta oleaginosa de alto teor protéico e calórico, além disso, ela possui uma alta dosagem de um importante mineral chamado selênio, que executa papel fundamental na manutenção da nossa saúde.

Os benefícios proporcionados pela castanha-do-pará já foram comprovados, o selênio ativa as enzimas combatentes dos radicais livres acionando-as imediatamente, então ele se liga a proteínas especificas para formar as tais substancias antioxidantes que são responsáveis pelo envelhecimento. Quando o organismo da pessoa não possui quantidade suficiente de selênio, essas proteínas ficam inativas e passa a não combater os radicais livres, que causam a degeneração das células. Dessa forma, muitas doenças degenerativas causadas pela idade como o Mal de Alzheimer, começam a surgir quando poderiam ser evitadas a partir da ingestão freqüente do selênio presente nas castanhas-do-pará.

Até mesmo o funcionamento da glândula tireóide passa a ser mais regular com a ingestão de pequenas doses diárias do selênio.

Para obter todos os benefícios da castanha-do-pará, é muito simples, basta comer apenas uma unidade por dia. Alguns nutricionistas afirmam que a quantidade ideal de selênio para uma pessoa adulta é de 55 microgramas por dia. Mas é importante frisar que a castanha possui muito mais do que a quantidade ideal (entre 200 e 400 microgramas), sendo assim tenha cuidado evite ultrapassar as 400 microgramas que é o equivalente a uma castanha por dia. Em crianças o cuidado também deve ser mantido, para que elas cresçam sem problemas de saúde a dose diária é de meia castanha.

Não se esqueça de que é preciso aliar a ingestão da castanha-do-pará a uma dieta especifica para o seu biótipo que deverá ser indicada por um nutricionista e também a prática regular de atividade física. Mude seus hábitos alimentares e físicos para garantir sua saúde em dia.

Escrito por Milena Evelyn

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