Faringite – O que é


Faringite

A Faringite é uma inflamação na garganta que pode ser causada por vírus ou então por bactéria. A faringe é uma cavidade perto da traquéia, localizada na garganta, onde o ar passa durante a respiração.

A faringite pode ocorrer por alguma infecção viral, como um resfriado ou uma gripe, as infecções de forma bacteriana vêm por doenças como a faringite estreptocócica ou ainda, por doenças sexualmente transmissíveis, como a gonorréia.

O tratamento da faringite pode ser feito através de analgésicos comuns. Algumas receitas caseiras prometem curar a faringite, como as pastilhas para a garganta ou o gargarejo com água morna e sal, não só curam a faringite, como também, aliviam o desconforto da gargant.

No entanto, tome cuidado, uma vez que, a aspirina não pode ser usada por crianças e adolescentes com menos de 18 anos devido ao risco da síndrome de Reye.

Alguém deve ter se perguntando, por que não ministrar antibióticos para combater de vez a faringite?  Os antibióticos não são úteis se a infecção for viral, mas podem ser receitados quando o médico tem a forte suspeita que a infecção é de origem bacteriana.

Quando é comprovado que a faringite é causada por uma infecção, o tratamento é feito com a penicilina, normalmente com o uso de comprimidos, para erradicar, de vez, a infecção. As pessoas que são alérgicas a penicilina são medicadas com a  eritromicina ou um outro antibiótico que não tenha a substancia em sua composição.

Veja uma comparação das duas faringites mais comuns:

 

Faringite Viral Faringite Bacteriana
Usualmente, não há secreção purulenta na garganta Secreção purulenta na garganta muito comum
Febre baixa ou ausência de febre Febre leve a moderada
Contagem de leucócitos normal ou discretamente elevada Contagem de leucócitos no sangue discreta a moderadamente elevada
Linfonodos normais ou discretamente aumentados Linfonodos discretamente a moderadamente aumentados
Exame do swab da garganta negativo Exame do swab da garganta positivo para a faringite estreptocócica
Ausência de crescimento de bactérias na cultura laboratorial Crescimento bacteriano na cultura laboratorial

Escrito por G Produções

Deixe um Comentário