Gastrite – O que é, Sintomas, Tratamento


Gastrite

A gastrite é uma doença inflamatória que tem como característica o acometimento da camada de tecido mais superficial que é a responsável pelo revestimento do estômago, denominada mucosa gástrica. A inflamação se desenvolve como um tipo de resposta do organismo quando acontece uma agressão à sua integridade.

Vale citar que a gastrite pode ser ocasionada por diversos fatores. Como por exemplo, o consumo de álcool, que pode causar a inflamação e o dano gástrico quando consumido em excesso e por longos períodos. O uso da aspirina também causa a gastrite, já que elas levam à diminuição da proteção gástrica. Mas, vale lembrar que a gastrite só ocorre com o consumo regular por um longo período da aspirina.

Saiba que a gastrite pode ser totalmente assintomática, principalmente nos casos crônicos, ou seja, sem apresentar sintomas algum ao enfermo. Já na fase aguda, os sintomas são mais visíveis, como vômitos e náuseas, desconforto na região superior do abdôme, e azia.

O diagnóstico da gastrite é feito de acordo com o relato do paciente. Já o tratamento é direcionado pela própria causa. Mas, alguns remédios são usados para a melhoria dos sintomas. O paciente precisa evitar a utilização de alguns medicamentos como a aspirina e anti-inflamatórios não-esteroides, além de bebidas alcoólicas e cigarro.

Para evitar a gastrite, o ideal é comer em pequenas quantidades e diversas vezes ao dia, com calma e mastigando sempre muito bem os alimentos, para facilitar o processo da digestão e o esvaziamento gástrico.

Escrito por Layal

Deixe um Comentário