Intolerância à Lactose – O que é, Sintomas


Intolerância à Lactose

A intolerância à lactose é um quadro em que o indivíduo não produz uma enzima chamada lactase, em que sua produção é insuficiente ou o seu funcionamento não está correto. A lactase é a principal propriedade pela quebra de lactose em glucose e galactose, que são duas moléculas menores e que são absorvidas de forma fácil pelo nosso organismo. Em indivíduos com intolerância à lactose, o carboidrato é conduzido ao intestino e lá é fermentado pelas bactérias, o que causa náuseas, gases, indigestão, desconforto e diarreia, em média de 30 minutos a duas horas após o consumo de alimentos que possuem a lactose.

Além de todos os desconfortos causados ao intolerante à lactose, o quadro ainda pode provocar deficiência de minerais, vitaminas e ácidos graxos essenciais, que foram perdidos por causa de diarreias frequentes, proporcionando uma baixa imunidade no organismo, o que facilita o surgimento de diversas infecções.

Saiba que o problema da intolerância à lactose não existe cura e o indivíduo deve evitar o consumo demasiado de alimentos que possuem a lactose, como leite e derivados ou ainda preferir produtos com baixos teores do mesmo. Mas, é preciso ter em mente que, como cada alimento tem uma certa concentração de lactose, e que cada organismo atua de uma maneira distinta, será necessário um tempo de adaptação até que a pessoa perceba quais os alimentos que poderão ser ingeridos sem que os sintomas se manifestem. Para confirmar o diagnóstico da intolerância à lactose saiba que existem certos tipos de exame como o teste de tolerância à lactose, exame genético, deposição de ácidos e inalação de hidrogênio.

Escrito por Layal

Deixe um Comentário