Mau Hálito – Tratamento


Mau Hálito

O mau hálito ou halitose consiste nos odores desagradáveis originários da cavidade bucal ou por meio da respiração. O mau hálito pode ser causado por diversos fatores, como idade do indivíduo, tempo prolongado sem consumir alimentos, período do dia, entre outros.

Vale citar que o mau hálito típico matinal não é considerado como um problema, já que é fisiológico. Ele ocorre por causa de uma hipoglicemia leve, a diminuição do fluxo salivar durante o sono, além do aumento da flora de bactérias anaeróbia proteolítica. Os micro-organismos agem obre a descamação natural da mucosa bucal e ainda sobre as proteínas da própria saliva, causando os componentes do odor desagradável.

Uma higiene oral incorreta também causa a halitose, entre outros problemas, como o surgimento das cáries. Doenças como alcalose, digestivas, hepáticas, perturbações do sistema gastrointestinal, entre outras, também podem causar o mau hálito.

A prevenção do mau hálito é a forma mais importante para evitar o problema. Deve-se tomar cuidado com a alimentação e especialmente com a higiene bucal. Alimentação rica em maçã, cenoura e outros alimentos ricos em fibras ajuda na limpeza total dos dentes. O consumo de água também é essencial para evitar o mau hálito.

Na hora de escovar os seus dentes, não se esqueça de caprichar na limpeza, principalmente depois de cada refeição. A língua também deve ser higienizada com limpadores específicos. A utilização do fio dental melhora de forma significativa o problema da halitose.

Escrito por Layal

Deixe um Comentário