Micose – Como Tratar


Micose

Micose são infecções causadas por fungos, também podem ser chamadas de “tineas” e atingem a pele, as unhas e os cabelos. Os fungos para que cheguem a causar a micose precisam de condições para que eles cresçam e se reproduzam, caso contrário eles podem conviver conosco sem que causem nenhuma doença.

As condições favoráveis para o surgimento da micose na pele é a queratina somada ao calor, à umidade e a baixa imunidade entre outros fatores.

A dermatologista Zilda Najjar e o infectologista Caio Rosenthal dão várias dicas sobre prevenção e tratamento da micose, no programa Bem Estar:

A micose pode se manifestar de diversas maneiras dependendo do tipo de fungo que causou a doença. Entre os mais comuns estão:

* A Frieira – que é bastante comum nos pés devido ao uso de sapatos fechados;

* Micose na Virilha – que pode se estender as coxas e nádegas. Esse tipo de micose causa bastantes coceiras nas regiões afetadas;

* Micose nas unhas – esse é o tipo de micose mais difícil de ser tratada e com maior tempo de duração do tratamento.

A melhor maneira natural de combater a micose é evitando-a, para isso é importante manter sempre hábitos higiênicos como: secar-se muito bem após o banho; usar somente os seus objetos pessoais (inclusive o material de manicure) e evitar o máximo usar calçados fechados. Deixe seu calçado arejar depois de usa-lo, se puder deixe seu calçado tomar um sol, e sempre faça rodízio dos calçados diariamente. Lembre-se de não usar toalhas compartilhadas, especialmente úmidas ou mal lavadas. Após o banho enxugue-se completamente, principalmente entre os dedos dos pés e virilha. Use sempre roupas íntimas de fibras naturais, como o algodão, as fibras sintéticas prejudicam a transpiração.

Para o tratamento de micose procure um profissional da área da dermatologia para que ele possa identificar qual é o tipo de fungo causador da micose e com isso indique o tratamento adequado que vai resolver o seu problema, não use remédios indicados por outras pessoas, pois esses remédios podem atrapalhar na hora de fazer um diagnóstico com o profissional. O tratamento pode ser via oral ou tópico, e dependendo do caso o uso dos dois métodos. O tratamento de micoses pode durar em média de 30 a 60 dias (com exceção da micose de unha que em alguns casos chega a um tratamento de 12 meses) e é importante que não seja interrompido, pois os fungos podem resistir e com isso a doença pode reaparecer.

Escrito por Luana Medeji

Deixe um Comentário