Olho de Peixe – O que é?


O olho de peixe é o nome popular de um tipo de calo que quase sempre tem relacionamento com uma verruga. É extremamente dolorido e pode aparecer tanto nos pés quanto nas mãos, porém nos pés o aparecimento é mais comum, devido ao uso de calçados.

É um ferimento muito profundo, porém só aquela pontinha preta se mostra na superfície da pela. Assim, sua forma se assemelha a um olho de peixe de onde se origina o nome.

Sua causa é dada pela infecção de HPV que possui uma bactéria que causa verrugas e alguns outros tipos de machucados. Logo, esse machucado só surge se a pele entra em contato com a bactéria pela palma da mão ou sola do pé.

O tratamento depende muito de como está o desenvolvimento de seu olho de peixe. Em alguns casos os médicos aconselham que medicamentos sejam usados para diminuir os sintomas de dor e ainda fazem com que o olho de peixe seja absorvido pela pela naturalmente.

Porém, em alguns casos essa medida não é suficiente, pois o problema está profundo demais. Então a solução é uma intervenção cirúrgica para a retirada do olho de peixe. A anestesia é local e a remoção feita em poucos minutos, assim o paciente fica livre daquele incomodo e desconforto.

As alguns casos as cirurgias também não adiantam, pois a lesão está tão avançada e profunda que o médico não consegue chegar a raiz do ferimento e o jeito é usar tratamento paliativos para obter uma diminuição das dores locais e da sensibilidade na pele.

Logo, se você notar um pontinho preto nas palmas da mão ou na sola do pé, já procure um médico para que a doença seja tratada do início, assim a cura será obtida muito mais facilmente e as dores serão evitadas.

Escrito por Gabriele Ferreira

Receba mais sobre "Saúde" e outros assuntos no seu e-mail (é grátis).

Deixe um Comentário