Pele Ressecada – Dicas e Cuidados


Pele Ressecada
A pele ressecada é um dos principais problemas que surgem no inverno, nessa época do ano a nossa pele tem a tendência de ficar mais ressecada comparada as outras estações do ano, isso acontece por causa da menor umidade presente no ar e da diminuição da transpiração, esses fatores contribuem para uma diminuição na hidratação natural da pele. Os banhos mais quentes devido às temperaturas baixas do inverno também favorecem a baixa oleosidade natural da pele.

Além desses fatores citados acima existem outros que também podem provocar o ressecamento da pele. Dentre os fatores climáticos, além do frio intenso presente no inverno, o vento, o ar seco e o sol também diminuem a hidratação da pele. Substâncias químicas como o sabão e detergente também causam a desidratação.

Para os idosos os cuidados com a hidratação da pele devem ser ainda maiores, pois com o envelhecimento a pele fica mais seca por causa da diminuição do teor de água. Uma pele desidratada apresenta um aspecto opaco, áspero e sem elasticidade ficando mais frágil e correndo o risco de sofrer irritações. Existem casos que o ressecamento pode resultar em doenças que provocam descamação na pele como a dermatite atópica e a psoríase, na presença de qualquer sintoma de descamação na pele é indispensável procurar um médico dermatologista para analisar o caso.

Para combater esse ressecamento da pele, que pode se agravar principalmente no inverno, devemos tomar alguns cuidados como beber bastante líquido, não abusar do uso do sabonete e da água quente, e não deixar de utilizar um hidratante ou loção, pelo menos duas vezes ao dia, após o banho principalmente nas regiões que apresentam maior ressecamento da pele.

Uma dica muito boa, é passar um esfoliante na pele antes da hidratação, utilizando açúcar ou uma bucha, assim a pele absorve melhor os nutrientes do creme hidratante.

No verão os cuidados devem ser os mesmos que no inverno e além deles devemos estar atentos com a exposição da pele ao sol, o ideal é não sair de casa sem o uso do protetor solar, e isso vale para todos os dias com predomínio de sol independente da estação do ano.

Escrito por Luana Medeji

Deixe um Comentário