Queimadura de Sol – Tratamento


Queimaduras do Sol

A queimadura de sol é muito comum, para evitar que isso aconteça recomenda-se o uso de filtro solar fator 30 fps, que deve ser reaplicado a cada 4 horas ou após entrar em contato com a água. Para aliviar os incômodos causados pelas queimaduras algumas medidas simples podem ser adotadas.

Tratamento para Queimadura de Sol

Aplicar um pano umedecido apenas em água gelada no local afetado por alguns minutos ajuda a diminuir a dor e o incomodo causados. Nunca se deve aplicar gelo ou bolsas de gelo diretamente sobre a pele queimada, isso pode causar outro tipo de queimadura. Caso as queimaduras se estendam para todo o corpo, banhos gelados ou banhos de banheira com água fria também aliviam as dores. Evite usar sabonetes, buchas e esfregar com toalha a região afetada, isso contribui para o maior ressecamento da pele.

Após o banho frio aplique sobre a pele hidratante corporal ou loção pós sol, para aumentar a sensação de refrescância coloque o hidratante dentro da geladeira e deixe por meia hora antes de aplicar no corpo. Antes, durante e depois da exposição ao sol, beba bastante liquido, dê preferência para água mineral, sucos naturais, vitaminas e água de coco.
É importante ressaltar também que, após essa exposição inadequada a pessoa não deve se expor ao sol novamente por no mínimo sete dias. A região afetada fica extremamente sensível e susceptível a mais queimaduras. Ao sair de casa use protetor solar mesmo em dia nublados.

Quando a pessoa se expõe ao sol mais do que devia é comum que ocorram as queimaduras, principalmente em indivíduos com a pele muito branca. A melanina é o pigmento responsável pela coloração da nossa pele, sendo assim, quanto mais melanina mais resistente é a pele. Mas é importante ressaltar que, sol em excesso pode prejudicar todo o tipo de pele, portanto use sempre o protetor solar.

Alguns casos mais graves de queimaduras as medidas caseiras são insuficientes como tratamento, é necessário procurar um médico. Procure auxilio médico caso sinta dores e coceira após 24 horas, sinta algum mal estar, febre ou calafrios, caso apareçam bolhas ou a extensão da queimadura seja muito grande (corpo todo). No verão lembre-se que a melhor forma de aproveitar bem seus dias de sol e praia é se prevenindo com filtro solar, bonés, chapéus e óculos.

Por Milena Evelyn

Deixe um Comentário