Circuito das Grutas em Minas Gerais


Circuito das Grutas

O estado de Minas Gerais é famoso por suas cidades históricas, suas importantes construções, igrejas, museus, áreas verdes, cachoeiras, etc. Uma boa dica é o Circuito das Grutas em Minas Gerais, que desde 2003 tem seu projeto reconhecido e apoiado pelo Governo do Estado de Minas Gerais.

Poucas pessoas sabem, mas o estado também é conhecido pelo grande número de grutas abertas a visitação publica, das 3 mil grutas existentes no Brasil, mais de 2 mil estão no estado de Minas Gerais. Essa região é conhecida como ‘berço da paleontologia brasileira’, pois lá teria sido encontrado e identificado o ‘Homem da Lagoa Santa’, um dos mais antigos ancestrais humanos das Américas.

Um dos principais municípios do circuito é Sete Lagoas com a gruta do Rei do Mato que possui cerca de 998 metros de extensão, com 220 metros de passarelas, descendo a uma profundidade de 48 metros. Nesse local a visita dura aproximadamente 40 minutos.

A gruta do Maquiné situada no município de Cordisbugo é uma das mais famosas do roteiro do circuito. Ela possui ao todo 650 metros de extensão, porém penas 440 metros são abertos ao público, que podem descer acompanhados de guias especializados a uma profundidade de 18 metros durante o passeio que dura cerca de uma hora.

Gruta Rei do Mato: situada na cidade de Sete Lagoas, ela possui cerca de 220 metros de extensão e 30 metros de profundidade, seu acesso é repleto de antigas e importantes formações geológicas como os estalactites e estalagmites.

A Gruta da Lapinha: descoberta no século XIX em Lagoa Santa, próxima ao Parque Estadual do Sumidouro é muito procurada para visitação devido a presença de sítios arqueológicos e o aparecimento de fósseis humanos muito antigos.

Geralmente a estrutura externa próxima a entrada das grutas conta com estacionamento, restaurantes de comida típica, barracas de doces, área para piquenique, quiosques de artesanato, museus e muita área verde. Caso queira conhecer mais sobre o projeto visite o site do Circuito.

Visite o circuito das grutas será um passeio inesquecível.

Escrito por Milena Evelyn

Deixe um Comentário