Filmes para aprender História


Filme Histórico

Selecionamos os melhores filmes históricos, a maioria das pessoas adora assistir um bom filme em casa, em baixo das cobertas ou no sofá comendo uma pipoca. Além de relaxar, isso pode nos ajudar a aprender e adquirir conhecimento, pois existem filmes sobre épocas importantes da história, como: ditadura militar no Brasil, queda do muro de Berlim na Alemanha, pode nos ajudar a aprender de forma divertida os conteúdos importantes da história. No entanto é preciso ficar esperto, pois muitos misturam realidade e ficção.

  • A conquista do Paraíso – O filme de Ridley Scott que tem Gérard Depardieu no papel principal focaliza o momento da expansão marítima espanhola, quando, em 1942, Cristóvão Colombo tentou atingir o Oriente navegando para o Ocidente.
  • A Lista de Schindler – O filme é dirigido por Steven Spielberg que conta a história de um checo que salvou a vida de mais de mil judeus polacos/poloneses durante o holocausto. Portanto, o título refere a lista de 1.200 judeus que o checo contratou para trabalhar na sua fábrica, tirando-os do campo de concentração, ou seja, é um dos principais filmes sobre o trabalho escravo de judeus durante a II Guerra.
  • Amistad – O filme de Spielberg relata a trajetória do julgamento de 53 negros nos Estados Unidos, que na tentativa de fugir para a África, matam a maior parte da tripulação do navio negreiro La Amistad em 1839.
  • Arquitetura e Destruição – Este filme é considerado um dos melhores estudos sobre o Nazismo. Esse documentário traça a trajetória de Hitler. O filme dedica ainda um bom tempo à perseguição e eliminação dos judeus como parte do processo de purificação, não só da raça, mas de toda a cultura.
  • Carlota Joaquina, Princesa do Brasil – A morte do rei de Portugal D. José I em 1777 e a declaração de insanidade de sua mulher D. Maria I levam seu filho, D. João e a sua mulher, a espanhola Carlota Joaquina, ao trono português.
  • Danton, o Processo da Revolução – Quatro anos após a Revolução, a situação econômica da França é um desastre. Cada cidadão é um suspeito em potencial. As cabeças rolam com a guilhotina. O povo está com fome e medo. Os mesmos revolucionários, que tinham proclamado a Declaração dos Direitos do Homem, implantam o Reino do Terror. Danton e Robespierre. Enquanto o primeiro tem o apoio do povo, o segundo tem o poder. O embate entre os dois líderes dá inicio a um complexo processo político.
  • Joana d”Arc – O filme retrata a figura da Joana d”Arc, por meio de uma aventura estilizada e uma versão mais humanizada do mito que se tornou a jovem de origem camponesa que exaltava o nacionalismo francês.
  • Mauá, o Imperador e o Rei – O filme mostra a infância, o enriquecimento e a falência do Barão de Mauá, considerado o primeiro grande empresário brasileiro.
  • O Incrível Exército de Brancaleone | O filme é uma das mais clássicas comédias da época do cinema italiano, retratando a Baixa Idade Média, com um bravo cavaleiro, que lidera um pequeno e esfarrapado exército.

Escrito por Fernanda Borba

Deixe um Comentário